Entorno da Cidade do Rock terá bloqueio de trânsito com leitura de placas e videomonitoramento de infrações

Devido ao grande fluxo de pessoas esperado no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, durante o Rock in Rio, a Prefeitura do Rio determinou que apenas veículos de moradores previamente cadastrados poderão circular nas vias ao redor da Cidade do Rock. Somente veículos de moradores previamente cadastrados, veículos oficiais, veículos credenciados do festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe poderão acessar a área bloqueada.  

Este ano, o Rock in Rio traz uma novidade no controle de acesso de veículos às áreas bloqueadas ao redor da Cidade do Rock. A Prefeitura do Rio implementará um sistema de reconhecimento de placas por OCR (Optical Character Recognition), que automatizará a liberação de veículos cadastrados. Nos pontos de bloqueio, os equipamentos farão a leitura das placas, sinalizando com “luz verde” para os veículos autorizados e “luz vermelha” para os não cadastrados, que serão direcionados para fora da área restrita. Essa tecnologia visa agilizar o processo, reduzir retenções no trânsito e impedir fraudes.

Além disso, a nova tecnologia permitirá o monitoramento em tempo real pelos órgãos de segurança, ajudando a detectar fraudes e coibir atividades ilícitas. Também haverá fiscalização por videomonitoramento nas principais vias próximas ao Parque Olímpico, com o objetivo de garantir a mobilidade e coibir irregularidades, como estacionamento em local proibido. As vias com essa fiscalização estarão devidamente sinalizadas conforme a Resolução Contran 909/2022, e agentes de trânsito atuarão tanto presencialmente quanto remotamente, acompanhando possíveis infrações em tempo real.

Durante o festival, a circulação de veículos será restrita e não haverá estacionamentos disponíveis ao redor da Cidade do Rock. A organização do evento recomenda fortemente o uso de transporte coletivo. O MetrôRio operará 24 horas, com embarque disponível na estação Jardim Oceânico para todas as linhas. O BRT “Expresso Rock in Rio” também estará em operação, conectando os terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela ao Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo ao evento.

Além disso, o serviço de transporte Primeira Classe, que já foi um sucesso em edições anteriores, estará disponível novamente. Ele oferecerá pontos de embarque em várias partes do Rio de Janeiro e ampliará seu alcance para atender fãs de outras cidades, incluindo São Paulo e Minas Gerais. Este esquema de mobilidade busca proporcionar mais conforto e conveniência aos participantes durante as 500 horas de entretenimento oferecidas pelo festival.

Acompanhe o Rock in Rio com a Rockers!

A edição de 40 anos do festival será histórica e você não pode perder nenhum momento. A Rockers From Rio traz pra você todas as informações do festival, com notícias e dicas do maior festival do mundo.

Siga a Rockers From Rio e vem com a gente para a Cidade do Rock!

Nos vemos em setembro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *