O impacto do show de Madonna na economia do Rio de Janeiro

O show da Madonna, na Praia de Copacabana, no dia 4 de maio, irá movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio. Os reflexos do evento na cidade estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou ainda que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado. 

Estima-se que mais de um milhão de pessoas, entre cariocas, moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros, participem do evento.
A organização prevê um aumento significativo no número de voos, com diversas cidades brasileiras oferecendo voos extras para atender à demanda. Além disso, é esperado um aumento no fluxo de passageiros na rodoviária, juntamente com uma ocupação hoteleira expressiva, especialmente nos bairros próximos ao local do show, como Copacabana, onde a ocupação deve atingir quase 100%.

Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio (SMDUE), ressalta a importância do evento para a economia da cidade, destacando que o Rio continua sendo um destino de destaque para grandes eventos internacionais. Ele afirma que, em 2023, os eventos culturais e de negócios contribuíram significativamente para a economia local, e em 2024 espera-se um impacto semelhante.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Prefeitura, é previsto um aumento de 20% na arrecadação de impostos sobre serviços (ISS) em atividades relacionadas ao evento, como turismo, eventos, transporte municipal, setor aeroportuário, rodoviário e serviços de artistas. Estima-se que a arrecadação de ISS desses setores alcance R$ 60,9 milhões em maio de 2024, representando um aumento de R$ 10,2 milhões em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com base nesses números, é possível inferir que o investimento público para o evento, como o show de Madonna, pode ser recuperado pela Prefeitura por meio do aumento na arrecadação de impostos.

De acordo com dados fornecidos pela SMTUR com base na organização do evento, a exposição midiática internacional do show da Madonna no Rio gerou um valor publicitário estimado em US$ 43,9 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 217,6 milhões. Esse montante supera em mais de 20 vezes o investimento inicial da Prefeitura. Em outras palavras, se a Prefeitura optasse por promover uma campanha de publicidade na imprensa internacional, o custo poderia ultrapassar os R$ 200 milhões. No entanto, o simples anúncio oficial do show foi capaz de gerar essa visibilidade e valor de forma espontânea.

– O show gratuito da Madonna em Copacabana tem um impacto gigantesco para nossa cidade. Com certeza este será um dos maiores eventos de visibilidade internacional do Rio, movimentando nossa economia, atraindo turistas do Brasil, América Latina e do mundo todo. E é com enorme alegria que receberemos de braços abertos todos os turistas, para juntos com os cariocas, dançarmos na areia da praia mais famosa do mundo” comenta Daniela Maia, secretária de turismo da cidade do Rio de Janeiro – destacou a Secretária de Turismo, Daniela Maia.

O evento marca o encerramento da turnê da cantora pop norte-americana. Além dos efeitos econômicos diretos que espetáculos como esse exercem sobre a economia local, também existem os indiretos, com impactos culturais e de imagem para a cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que esse show memorável transforme uma das praias mais conhecidas internacionalmente na maior pista de dança do mundo.

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